ANITA DE JESUS RIBEIRO

  1. Anita de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, foi uma revolucionário e guerreira que ganhou o nome de “Heroína dos Dois Mundos”. Ela nasceu em Morrinhos, município de Lagunas, em Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821.
    Com a morte de seu pai, Anita foi obrigada a se casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, aos seus 14 anos, na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. Porém, após três anos, o marido se alistou para o exército e Anita voltou a morar com sua mãe.
    Em 1839, ela conhece o general italiano Giuseppe Garibaldi, que havia fugido de seu país após lutar pela unificação de toda a península itálica sob a forma de república. Durante esse período, Anita Garibaldi se mostrava forte guerreira participando ativamente da Guerra dos Farrapos, lutando no combate em Imbituba, em Santa Catarina e na batalha de Laguna, onde carregou e disparou um canhão.
    Depois de casados, Giuseppe envia Anita e seus filhos para a casa de sua mãe na Itália. Se informando da situação, ela decide participar junto ao marido das lutas da unificação do país, como na batalha do Gianicolo, mostrando mais uma vez sua coragem.
    Em 1849, Anita participa dos combates em Roma, onde são perseguidos. Em uma tentativa de fuga de Anita, com cinco meses de gravidez, acaba adoecendo e não resiste a febre tifoide. Assim, faleceu em Mandriole, na Itália, no dia quatro de agosto de 1849.
be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *