Independência financeira

A independência financeira é a capacidade de administrar suas próprias despesas e investimentos. Sua importância é grande porque, a partir do momento em que pessoas conquistam seu sustento próprio, elas passam a não depender de outros para tomar certas decisões sobre a própria vida.

Mas por que a independência financeira é sempre uma pauta presente em discussões sobre equidade de gênero? Essa independência pode ser considerada uma forma de empoderamento feminino. Quando as mulheres se apropriam dessa capacidade, elas conquistam uma liberdade de escolha muito maior.

Segundo a All State Foundation, o abuso financeiro está presente em 98% dos casos de violência doméstica nos Estados Unidos, ou seja, em quase todos os casos a mulher não tem nenhuma independência financeira. Isso mostra como várias delas se submetem a relacionamentos ruins por serem sustentadas pelos maridos ou namorados.

Muitas vezes isso acontece pelas dificuldades encontradas na inclusão da mulher no mercado de trabalho. Podemos considerar como algumas dessas dificuldades a diferença salarial, sabendo que as mulheres recebem em média 72% do salário dos homens nos mesmos cargos, as menores oportunidades de emprego, até 2018 as chances de uma mulher trabalhar era 26% inferior a de um homem, a dupla jornada, além do trabalho fora de casa muitas mulheres também são as responsáveis pelos trabalhos domésticos e criação dos filhos (sem a ajuda do marido), entre outros.

Por isso, essa pauta é tão comentada atualmente. Nosso objetivo é incentivar mulheres a ganharem sua independência financeira, mostrando que têm capacidade. Conversar sobre a pauta é um grande passo para mostrar para uma mulher que ela não precisa se submeter a um relacionamento indesejado por questões financeiras. Incentivá-las a ingressar em uma carreira é também um grande incentivo para que elas possam criar uma vida própria além da familiar, assim como os homens.

 

Bibliografia:

https://financeone.com.br/independencia-financeira-empoderamento-feminino-qual-relacao/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/03/08/internas_economia,741635/diferenca-salarial-homens-e-mulheres-atinge-todas-as-classes-sociais.shtml

be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *