minha visão do feminismo

Talvez esse seja um texto um pouco diferente do que costumo escrever, mas quero mostrar o significado que vejo, ou seja, minha visão, sobre toda essa luta que estou conhecendo cada dia mais: o feminismo.

Não fazendo apenas parte da minha opinião, mas também sendo considerado um fato, o feminismo não é acreditar na superioridade da mulher diante do homem (o que chamamos de femismo) mas sim, acreditar que ambos os gêneros merecem a igualdade.

É claro que, quando ouvimos a palavra feminismo, já pensamos diretamente que o movimento está favorecendo apenas a mulher, além disso seu símbolo também está relacionado com o lado feminino, mas se realmente olharmos o conceito por trás do movimento, podemos ver que ele prega o empoderamento das mulheres. Isso acontece pela desvalorização que elas vêm sofrendo pela sociedade e, assim, com o empoderamento delas, alcançaríamos a igualdade no tratamento e nas oportunidades diante dos dois gêneros.

Vejo o feminismo como a solução para sentimentos de várias mulheres de que são consideradas incapazes e inferiores. Mulheres que já se sentiram desvalorizadas por homens apenas pelo fato de serem mulheres. O sentimento de ser considerada mais fraca sem mesmo ter mostrado seu potencial. Para mim, é a luta de mulheres fortes pelo fim de todos esses sentimentos.

Vejo esse grande movimento como nossa luta pelo fim de uma sociedade que tenta colocar medo em mulheres ao sair de casa, uma sociedade que julga e rotula mulheres apenas pelo comprimento de suas roupas, que exige um comportamento específico de cada uma delas. Essa sociedade que permite que um total desconhecido tenha liberdade em comentar o que quiser sobre o corpo de uma mulher no meio da rua, onde é colocado na cabeça de várias que têm que ficar sempre atentas ao horário que voltam para casa, porque à noite as ruas escuras passam a ser perigosas a elas. Essa é nossa luta para conquistar nossa liberdade, vivendo em um lugar onde poderemos ao menos escolher nossas próprias roupas e ir à lugares que gostamos sem sentir medo.

Vivemos em um lugar onde mulheres e meninas são colocadas umas contra as outras, sendo, desde pequenas, influenciadas com a ideia de que deveriam ser inimigas. Feminismo não é luta de só uma mulher, é a união de todas nós para acabar com situações que vivemos todos os dias, situações que sentimos na pele e apenas nós conhecemos.

É nessa união que mostramos nossas forças e o potencial dentro de cada uma. Por que mulheres deveriam ser consideradas inferiores se, afinal, seus pensamentos estão mudando uma sociedade inteira?

There is 1 comment for this article
  1. Clau 29/03/2019 23:01

    Belo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *