Sexismo e brinquedos de menino e de menina

Vocês já perceberam que educam os meninos e as meninas de forma diferente? Por exemplo, os meninos são educados a jogar futebol e as meninas a dançar ballet. Isso se chama sexismo, que é você separar o que é de mulher e de homem. O exemplo mais simples de é o famoso “azul de menino, rosa de menina”.

Esse pensamento acaba se tornando muito parecido com o machismo, pois enquanto exigem do homem trabalhar e sempre avançar em sua carreira, exigem da mulher que crie seus filhos e seja uma ótima dona de casa. E a sociedade cria seus filhos dessa forma, isso fica bem claro nos brinquedos que dividimos para meninos e os para meninas. Perceba:

Brinquedos de menina: boneca, kit de cozinha, brinquedos para fazer pulseiras e colares, kits para cuidar da casa, etc..

Brinquedos de menino: carrinhos, bonecos de dinossauros, super-heróis, caixas de ferramentas de brinquedo, etc..

Entendeu o que eu estou querendo dizer? As meninas são ensinadas a cuidar da casa, cuidar dos filhos, até mesmo cuidar do futuro marido, e os meninos são ensinados a focar no seu futuro, salvar o mundo e enfrentar perigos.

Pesquise no google “ brinquedo de menino” e depois “brinquedos de menina”. Você de cara já vai ver a diferença. Nos brinquedos de menino aparece coisas para ele construir casa, brincar de medico e muitas outras coisas que encorajam ele a construir a carreira dos sonhos, porem os brinquedos de menina, aparece coisas para lavar roupa, passar roupa, cozinhar, cuidar da boneca bebê, e cuidar da aparecia, ou seja, coisas para ela ser uma dona de casa. Outra coisa, lembra o que eu falei “azul é para menino, e rosa é para menina”, vemos isso claramente nessa imagem. Entendeu o problema?

Vamos mudar isso! Comece a dar brinquedos de médico para as suas meninas, de construir casas, encorajem elas a serem quem elas quiserem ser!

There is 1 comment for this article
  1. Clau 29/03/2019 22:52

    Ah eu queria poder postar aqui o quarto da minha filha quando ela era bebê….. Todo de coraçoezinhos….. Azuis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *