as bruxas continuam sendo queimadas na fogueira
Há dois séculos, na Idade Média, começavam a acontecer as tão famosas histórias que conhecemos hoje sobre bruxas queimadas na fogueira acusadas de pactos com demônios, tendo assim, a capacidade de realizar práticas de bruxaria.
Na realidade, essas bruxas eram mulheres, em sua maioria, curandeiras e parteiras com grande conhecimento na área de ervas que poderiam ser usadas com finalidade medicinal. Elas realizavam técnicas para aliviar dores no corpo feminino, principalmente as dores do parto, e até mesmo práticas que trariam prazeres sexuais às mulheres, algo considerado demoníaco na época.
Essas práticas, porém, eram consideradas por alguns uma ameaça à sociedade. Além de afetar a camada médica, por trazer práticas que não conseguiam explicar, essas mulheres eram julgadas por terem o controle do próprio corpo, conseguindo mexer com o sistema natural feminino, controlando, por exemplo, a natalidade com métodos contraceptivos. Ou seja, elas representavam mulheres com grande conhecimento, independentemente de seus maridos ou qualquer homem para isso.
Assim, elas eram torturadas e queimadas em fogueiras pelos atos de bruxaria. Mulheres que hoje podemos ver como empoderadas e sábias julgadas apenas pelo fato de que mulheres eram consideradas inferiores e não deveriam ter esse tipo de conhecimento.
E é essa fogueira que nós, mulheres, vemos até os dias de hoje. Essa é a nossa fogueira do dia a dia, de sermos rebaixadas de vários jeitos e maneiras diante dos homens.
Quando uma mulher recebe menos que um homem realizando a mesma função, quando ela tem menos poder de voz do que o homem, quando ela é vista como objeto público, quando sua inteligência não é levada em conta por ser uma mulher, quando homens se veem no direto de assediá-la verbalmente ou fisicamente, quando é considerada menos apta para trabalhar, quando é intitulada pelo cumprimento de sua roupa, quando não é tratada com respeito, enfim, quando é considerada inferior, ela percebe que é isso que a sociedade faz para tentar queimá-la.
É por isso que lutamos para alcançar a nossa igualdade diante dos homens, para que possamos continuar sendo as bruxas, mas as bruxas que eles não conseguirão queimar.
Comments