ATOS MACHISTAS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS

Numa roda de amigos vocês começam a conversar sobre um assunto x e de repente quando você mostrar sua opinião, explica mais ou se aprofunda no assunto, um de seus ‘amigos’ homens da roda te interrompe e fala em cima de você, te explicando exatamente o que você acabou de falar. Ele insiste que você entenda sobre um assunto que você já sabe, como se você não fosse capaz… Isso não incomoda?!

Ei…vou te contar uma coisa, não é você quem está errada, muitas vezes você acha que explicou algo errado ou falou bobagem na hora, mas NÃO. O nome disso é “mansplaining (man\homem e explain\explicar), resumindo tudo é quando um homem duvida de sua capacidade de aprendizagem e age com superioridade falando em cima de você ou conversando sobre assuntos que você não conhece de propósito, só para você parecer inferior.

 

-Num debate de trabalho, você e seu adversário estão respondendo algumas perguntas que foram lançadas e no meio de sua linha de raciocínio ele sempre te interrompe, fazendo com que você não conclua sua linha de raciocino.

Olha, não foi por falta de tentativa que você não conseguiu falar, foi por conta do seu adversário geralmente homem que te interrompeu. O nome disso é “manterrupting(man\homem e interrupting\interrupção) que de forma resumida é: quando um homem de tanto te interromper cria uma situação incapaz de terminar sua ideia.

 

Numa discussão sobre as desigualdades que andam tendo em seu ambiente de trabalho você abre o jogo, mostra sua competência no trabalho, seus horários cumpridos ao longo do ano e seu esforço e mesmo assim, ganha menos que seu colega de trabalho que tem um desempenho pior então seus outros colegas de trabalho começam a defender o que foi criticado por você, muitas vezes mentindo e insinuando coisas sobre você como por exemplo: “deve estar naqueles dias”, “você é exagerada de mais”, “você não cumpre todos esses horários de verdade”…

Esses joguinhos para confundir sua mente sobre algo que você está realmente certa receberam um nome: gaslightingque é um tipo de abuso psicológico geralmente feito por homens para colocar a mulher contra ela mesma, dando toda a razão a ele.

Existem vários outros casos não citados aqui que poderemos colocar em outros posts.

 

https://claudia.abril.com.br/noticias/voce-sabe-o-que-e-gaslighting/

https://www.megacurioso.com.br/mulher/98479-3-casos-de-gaslighting-e-por-que-voce-nao-deve-chamar-uma-mulher-de-louca.htm

http://www.engajamundo.org/2017/12/05/manterrupting-mansplaining-gaslighting-o-que-e-onde-vivem-como-se-reproduzem/

https://todateen.com.br/o-que-e-mansplaining/

https://amenteemaravilhosa.com.br/mansplaining/

be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *