Menstruação

O tema menstruação pode ser muito problemático para algumas meninas. Muitas delas, cheias de vergonha e vazias de informação, colocam seus próprios corpos em risco. Muitas meninas crescem ouvindo como esse é um tema vergonhoso e que geralmente não é comentado, o que as leva a guardar para si mesmas a falta de conhecimento, mesmo sem entender o que acontece no próprio corpo.

Vária mulheres nunca receberam instruções e informações sobre o período da menstruação por ser considerado algo “impuro” e “vergonhoso”. Isso resulta em muitas delas sem saber lidar com a própria higiene, colocando sua saúde em risco. A marca de absorvente Sempre Livre em conjunto com a KYRA Pesquisa & Consultoria realizaram uma pesquisa global envolvendo 1,5 mil mulheres, entre 14 e 24 anos, de cinco países: Brasil, África do Sul, Argentina, Filipinas e Índia. Entre as entrevistadas, 46% tem o costume de esconder o absorvente no caminho até o banheiro por se sentirem constrangidas, 54% contam que tinham pouca ou nenhuma informação quando menstruaram pela primeira vez e 7 a cada 10 mulheres ficam preocupadas em descartar o absorvente no lixo porque outras pessoas podem ver.

Em alguns países, o tabu da menstruação é conhecido como algo cultural. O documentário ganhador de Oscar “Period. The end of Sentence”, por exemplo, conta sobre o grande tabu nas cidades da Índia, onde as mulheres são excluídas de várias atividades no período menstrual. Elas são consideradas amaldiçoadas quando menstruam, já que isso é visto como impuro. Faz partes dos costumes que as mulheres nem se sentem a mesa na hora da refeição durante esse período, elas também são limitadas de entrar em monumentos religiosos e, até mesmo, rezar.

A menstruação pode ser um grande momento de descoberta e conexão com seu corpo, mas quando se está sozinha e as informações são poucas, esse momento pode se tornar um pesadelo. O documentário “Nosso sangue, nosso corpo”, produzido pela Sempre Livre, fala exatamente sobre isso. Ele conta a história de cinco meninas, entre 13 e 19 anos, de diferentes lugares do mundo passando pelas dificuldades da transição para a vida adulta a partir do conhecimento da menstruação.

A menstruação é uma condição biológica do corpo feminino e ela é maravilhosa. É a partir dela que a vida é gerada, que a nossa espécie evolui, uma coisa pura e natural. Para que meninas e mulheres parem de colocar sua saúde em jogo, é preciso falar, compartilhar, explicar. Devemos pregar a ideia de que não é vergonhoso comprar um absorvente ou tirar um da mala no caminho para o banheiro. Conversar e explicar para meninas o período menstrual é essencial, mostrar a naturalidade e como esse é um clico comum à todas as mulheres, faz com que esse período seja levado de uma forma muito mais leve, nos permitindo perceber quão valioso ele é.

 

Bibliografia:

https://www.msn.com/pt-br/video/noticias/nosso-sangue-nosso-corpo-document%C3%A1rio-epis%C3%B3dio-1/

https://delas.ig.com.br/comportamento/2018-08-17/menstruacao-tabu.html

be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *