Primeira onda Feminista

É importante saber que, esta é a ordem cronológica mais aceita, mas isso não significa que não possam ter existido outros movimentos feministas antes dos citados a seguir.

 

O feminismo teve sua origem no final do século XIX, sofrendo forte influencia da revolução francesa, onde as primeira feministas participaram ativamente, percebendo as desigualdades e injustiças que as cercavam. O feminismo foi ficando cada vez mais resistente com um discurso intelectual, filosófico e político, com o propósito de romper padrões, e consequentemente, acabando com toda a opressão que a mulher sofria. Neste primeiro movimento as mulheres ainda não se preocupavam com questões como aborto, mas já julgavam suas condições dentro de casamentos, já que eram arranjados e em nenhum momento se ouvia a opinião da noiva. Assim, as mulheres buscavam pelos direitos de seus corpos, respeitando seus sentimentos e desejos.

Neste mesmo período, surgiram as suffragettes, mulheres inglesas que lutavam por sua participação na política, tendo seu direito de voto, e enquanto esse direito não foi sucedido, o tema não deixou de ser evidenciado. Esse desejo de luta se deu por conta que, quando foram introduzidas dentro do trabalho nas fábricas, suas relações sociais mudaram muito, despertando o desejo de entrar no cenário político  Neste período, a luta das mulheres era voltada para os direitos públicos e liberdade de escolha. Foi nessa época que elas questionaram sua posição e papel dentro de sociedade.

Os resultados de toda essa luta vieram aparecendo com o tempo, como 1918, que as mulheres inglesas ganharam seu direito de voto, e em 1919, o mesmo aconteceu nos Estados Unidos.

Esse, é apenas um resumo da primeira onda feminista, após esta, o movimento foi ganhando forças, e aumentando cada vez mais, colocando a cada dia, a mulher dentro da sociedade, nos dando direito e espaço para voz. Para chegarmos onde estamos hoje, muitas mulheres sofreram e deram tudo de si por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Fonte:

https://www.todapolitica.com/movimento-feminista/

https://www.infoescola.com/historia/primeira-onda-feminista

be the first to comment on this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *